quarta-feira, 30 de maio de 2012

A música romântica: pesquisa sobre a música no romantismo.

Estilo das composições de Beethoven:  Ele revolucionou a música, pois compôs coisas que nunca tiveram sido ouvidas antes. Ele foi considerado o primeiro compositor romântico apaixonamo pelo lirismo dramático, e pela liberdade de expressão. Suas composições eram feitas sem a preocupação de respeitar as regras seguidas naquela época, também o inspirou o amor a natureza, e as grandes ideias humanitárias.
Estilo das composições de Chopin: Foi influenciado pelo progresso da técnica do piano virtuoso de Hummel, e usou o método de piano de Clementi, ele escrevia algo para celebrar a cultura polonesa após o país ter sido controlado pelos russos.




Características das composições da época: Foi estabelecidos vários conceitos de tonalidade para descrever os vocabulários harmônicos herdados do Classicismo e do Barroco. Os compositores do romantismo, tentaram juntar e aperfeiçoar estruturas harmônicas já conhecidas, por meio de inovações, procurando maior contraste, maior fluidez, e nas obras mais extensas, cobrir as necessidades harmônicas. Além de ter dado um caráter mais pessoal a musica, deixando-a mais interiorizada e com mais sentimento.


Por Victor e Ana Beatriz

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Inter-relação entre as artes plásticas e o Romantismo

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/da/Auguste_Rodin-Burghers_of_Calais_London_%28photo%29.jpg
Os burgueses de Calais,autor Auguste Rodin

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a7/Eug%C3%A8ne_Delacroix_-_La_libert%C3%A9_guidant_le_peuple.jpg

A liberdade do povo,autor Eugene Delacroix


Ficheiro:Théodore Géricault Dois justiçados.jpg

Dois justiçados,autor Théodore Géricault


Ficheiro:El Tres de Mayo, by Francisco de Goya, from Prado in Google Earth.jpg
Os fuzilamentos de três de Maio,autor Goya.

 Estas quatro obras representam o ser humano como o centro,o ser principal,e retratam também a busca pela liberdade,autonomia,a esperança em que dias melhores irão surgir e dúvida de qual a maneira correta de prosseguir.E buscam isso por meio da guerra que consequentemente ocasiona um profundo sofrimento representado pelos autores através do uso de cores escuras e faces amedrontadas.Em relação as características Romantismo essas obras apresentam o sentimentalismo exacerbado,subjetivismo,pessimismo e a morte.




Valeska e Ana Paula

segunda-feira, 21 de maio de 2012

inter-relação entre as artes plásticas e o Romantismo:Goya, Theodore Géricault , Eugene Delacroix, Auguste Rodin

Saturno Devorando o Filho - Goya
la liberté guidant le peuple - Eugène Delacroix
Le Radeau de La Méduse - Théodore Géricault

O beijo- Auguste Rodin



As quatro obras expressam características do período romântico, dentre as quais se sobressai o individualismo, com a maioria das obras centralizando sua ideia principal em um só ser humano, que nessas obras vai transmitir por exemplo o egocentrismo (Saturno devorando um filho), nacionalismo (La Liberté guidant le peuple), o idealismo (Le Radeau de La Méduse) ou até mesmo o sentimentalismo exacerbado (O Beijo). 


Por vitor e Ana Beatriz

terça-feira, 15 de maio de 2012

segunda-feira, 14 de maio de 2012

    A relação entre a vida pessoal do poeta Lorde Byron (1788-1824) e sua poesia (O que é o paradigma do herói byroniano?)

    O autor fala através do personagem, expondo-se completamente, pois revela na literatura a própria crise existencial em que está submetido e, sendo Byron um romântico, ele retrata-se de forma dramática. Byron vai se tornando, ao longo de sua vida, o paradigma de toda uma geração do romantismo, formada, geralmente, de jovens em busca das mesmas aventuras e sensações, porém há uma contradição lorde inglês foi um rebelde que com o passar do tempo se tornou um exemplo de conduta e de literatura. Ele se aborrece com esse o fato e passa, nas suas obras, a minimizar e ironizar os personagens que criara — talvez porque estes o deixaram demasiadamente exposto diante de todos, talvez porque já não seja mais o único a defender e praticar esses novos princípios. Um rebelde deixa de sê-lo quando muitos querem seguir o mesmo caminhar; para Byron, a “transformação” sofrida — passando de  contestador radical a modelo de conduta — deve ter sido motivo de grande irritação.

 Valeska e Ana Paula

Primeiras manifestações artísticas ( O sofrimento do jovem Werther, de Goethe)

O livro "Os sofrimentos do jovem Werther", de Goethe, é considerado o marco inicial do romantismo, e uma das obras primas da literatura mundial.
 O enredo é baseado nas cartas que Werther envia ao suposto editor, o seu amigo Wilhelm, a quem conta sobre seu amor platônico e não correspondido por Charlotte.No entanto, ela casa-se com Albert,  mas Werther continua acreditando que no fim ele e sua amada ficariam juntos, porém, como isso não acontece, o personagem acaba se suicidando.
Uma onda de suicídios ocorreu na Europa após a publicação do livro, devido a profundidade das palavras de Goethe.

Por Ana Beatriz e Victor.

Leitura do quadro de John William Waterhouse :“A dama de Shalott”





 O quadro ''A dama de Shalott'' tem algumas características próprias do Romantismo como: 

-A devoção pela natureza, reconhecendo-a como um ser importante no qual fazemos parte (interação da natureza e o eu lírico).
-A tendência a pensar em se próprio (individualismo). 
-A mulher é vista como um ser frágil (idealização).
-Expressar os sentimentos,como saudade e tristeza (sentimentalismo exacerbado).
-Medievalismo

Ana Paula e Valeska

Vídeo com clipes de músicas atuais que possuem características românticas: O romance romântico.

                  Sentimento exacerbado              Medievalismo
  Idealismo, medievalismo.
            Natureza agindo com o eu lírico

 Victor e Ana Beatriz

A relação entre a vida pessoal do poeta Lorde Byron (1788-1824) e sua poesia (O que é o paradigma do herói byroniano?)

   Os poemas de Byron foram muito inspirados na própria vida do autor, que desde cedo, teve varias experiencias amorosas, tanto amores impossíveis, como também amores sólidos e duradouros, além dos prazeres carnais. Nos poemas também haviam trechos que falavam de bebidas alcoólicas, as quais Lord Byron também apreciava muito. Da para perceber muito essa relação entre a vida dele e seus textos, na trama "O Deformado Transformado", que tem um pouco de sua autobiografia. 

Victor e Ana Beatriz

Primeiras manifestações artísticas (O sofrimento do jovem Werther, de Goethe)

Uma das primeiras manifestações artisticas de grande repercussão foi "O sofrimento do jovem Werther". O livro que retrata com precisão o quão o amor pode ser platônico e doentio. O jovem Werther tem um dilema: ele é apaixonado por Charlotte, no entanto, ela casa-se com Alberto, mas Werther continua nutrindo seu amor por Charlotte, pois ele acredita que ela o ama. No último encontro ambos se emocionam, beijam-se, mas logo em seguida e ela diz que o amor é impossível. Werther ficou muito magoado e o único meio viavél que ele encontrou para por fim no sofrimento foi o suícidio.

Ana Paula e Valeska

Leitura do quadro "A Dama de Shalott"

     Fazendo uma leitura aprofundada desta obra de arte, produzida na época do romantismo, podemos identificar várias semelhanças entre as caracteristicas encontradas no quadro e no período propriamente dito, como as quais:

1: Individualismo.
2: Natureza interagindo com o eu lírico (naturalismo).
3: Idealização

Victor e Ana Beatriz


Maravilhosa
Amiga
Rica
Carismática
Inteligente
Amazing teacher!!!!!!!!!!!

Victor, Ana Beatriz, Ana Paula e Valeska

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Romantismo no Brasil


1836- Acontece a publicação do livro de poemas "Suspiros poéticos e saudades", de Domingos José Gonçalves de Magalhães, que é considerado o marco inicial do Romantismo no Brasil.


           Esta fase foi composta por três gerações:
1ª Geração: chamada de nacionalista ou indianista,tinha como principais temas a exaltação ao índio e a natureza,ufanismo,misticismo e sentimentalismo exagerado.Destaques deste período foram:Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias e Araújo Porto-Alegre.

2ª Geração:conhecida como Mal-do-século ou Ultra-Romântica,marcado pelo egocentrismo,idalização da mulher,solidão,morte,tristeza e subjetivismo.Principais poetas foram:Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela.
3ª Geração:nomeada de Condoreira ou Social,cuja tinha predominação de um certo caráter político com sentimentos abolicionistas e liberais.Poetas principais foram:Castro Alves, Sousândrade, Tobias Barreto.

1881-  Após a publicação de o Mulato e Memórias póstumas de Brás Cubas, é inaugurado um novo estilo de época: o Realismo/Naturalismo. Esse fato marca o fim do Romantismo no Brasil e ocorre formalmente a passagem para o período realista.

Valeska e Ana Paula

Influência da obra de Byron na poética de Álvares de Azevedo

     Álvares usou a adoção de um gênero de texto irreverente, irônico, satânico e transgressor. O poeta procurou "byronizar" parte de suas obras, deixando-se levar por influencias do famoso poeta inglês. A tentativa de copiar o modo de texto de Byron, geralmente resultou em experiencias desastrosas, mas nem todos os casos foram ruins, como no drama Macário. Pode-se afirmar que Álvares tinha uma grande fascinação pelas obras e pelo estilo literário de Byron, principalmente, referindo-se a rebeldia e transgressão.

Victor e Ana Beatriz

Influência da obra de Byron na poética de Álvares de Azevedo

     Álvares de Azevedo adotou  uma temática transgressiva, irônica, ousada e melancólica,pela influencia de Lord Byron.Ambos não tinha perspectiva de vida,não acreditavam no amor, foram muito pessimistas e encararam a morte como uma maneira de acabar as angustias.Entretanto, essa byronização não obteve excelentes resultados,com algumas exceções como o drama Macário.É certo que Azevedo possuía uma fascinação não só pelas obras mas também o estilo de Byron,com destaque a rebeldia e violamento das regras aspirações típicas dos adolescentes com a tentativa de criar seu próprio estilo.
   
Valeska e Ana Paula

Transição no Brasil (1808-1836)



Valeska e Ana Paula

Biografia de Lord Byron

      George Gordon Byron, ou Lord Byron (como é mais conhecido), nasceu em Londres, no dia 22 de janeiro de 1788, e morreu em Missolonghi. Foi um importante poeta britanico, que se destacou na época do romantismo, e virou uma figura muito influente nesse tema. Célebre por suas obras, como Don Juan e Peregrinação de Child Harold, ele é considerado um dos maiores poetas europeus. Seus poemas tem características criticas e exaltadas a respeito da sociedade.
       Byron não teve uma infância boa. Sua mãe descontrolada, sempre o usou como um modo de descontar sua raiva, alem disso, ele possuía um defeito em uma das pernas, esse defeito foi um grande obstaculo para o desenvolvimento dele. Porém, essas coisas não fizeram efeito nele, ele possuía características especiais. 
     Apaixonou-se por literatura rapidamente, com a historia de de Caim e Abel, alem disso, conquistou varios amigos.
     Virou um grade poeta, fez varias viagens, morou em Portugal, depois foi morar no Oriente, e em seus últimos anos, morou na Grécia onde contraiu febres, e morreu,

Victor e Ana Beatriz

Movimento Romântico

      O Movimento Romântico foi um movimento, que ocorreu no final do século XVIII, e ficou ate grande parte do século XIX, na Europa, e que teve desde artistas a filósofos. Ele teve como características: o individualismo, o subjetivismo, o sentimento exagerado, o egocentrismo, a natureza interagindo com o eu lirico, uma visão contraria do mundo visto pelos racionalistas, e pelos iluministas, e buscou uma visão nacionalista, que iria juntar e consolidas os estados europeus, entre outras.
     O Romantismo surgiu inicialmente na Alemanha e na Inglaterra, espalhando-se rapidamente para outros países. A Europa vivia uma época onde os intelectuais expressavam grande rebeldia, a politica sofria grandes mudanças, imperava o inconformismo e os artistas repudiavam as regras. Porém, foi na Revolução Francesa que esse movimento atingiu o clímax.

Victor e Ana Beatriz

Movimento Romântico

É todo o período cultural , artístico e literário iniciado na Europa no final do século XIX. Itália, Alemanha e Inglaterra podem ser consideradas o berço do movimento romântico, no entanto, na França ele ganha força e através de artistas franceses os ideais românticos espalham-se.

O lirismo, o subjetivismo, o sonho de um lado, o exagero, a busca pelo exótico e inóspito de outro viriam a ser as características centrais do romantismo. O nacionalismo, a idealização do mundo e da mulher, assim como a fuga da realidade e o escapismo também destacavam-se. O pessimismo e um certo gosto pela morte, religiosidade e naturalismo também foram, eventualmente, notados.

Esse período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa, pois o individuo passa a ser o centro das atenções, apelando para a imaginação e para os sentimentos, resultando uma interpretação subjetiva da realidade.

Ana Paula e Valeska 

Romantismo em Portugal (1825-1865)



Valeska e Ana Paula

Biografia de Lord Byron:

      Jorge Gordon Byron, também é conhecido como Lord Byron, nasceu em Londres 23 de Janeiro de 1788.Ele foi um importante poeta britânico e uma das figuras mais importantes do romantismo. Seus poemas são caracterizados por uma inspiração exaltada, uma crítica à sociedade de maneira violenta e ousada.
       A infância de Byron foi difícil pela ira de sua mãe descontada nele, além disso ele possuía uma enfermidade, era coxo. Esse enfermo fez surgir uma grande vergonha e raiva. Seu interesse por literatura começou quando ainda era muito jovem e conquistou muitos amigos de maneiras surpreendentes.
       Byron não ficou conhecido somente por seus poemas, mas também por suas relações ilícitas, dividas e separações. Morreu em Missolonghi no dia 19 de abril de 1824,onde estava lutando pela a independência da Grécia.

Ana Paula e Valeska