segunda-feira, 7 de maio de 2012

Romantismo no Brasil


1836- Acontece a publicação do livro de poemas "Suspiros poéticos e saudades", de Domingos José Gonçalves de Magalhães, que é considerado o marco inicial do Romantismo no Brasil.


           Esta fase foi composta por três gerações:
1ª Geração: chamada de nacionalista ou indianista,tinha como principais temas a exaltação ao índio e a natureza,ufanismo,misticismo e sentimentalismo exagerado.Destaques deste período foram:Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias e Araújo Porto-Alegre.

2ª Geração:conhecida como Mal-do-século ou Ultra-Romântica,marcado pelo egocentrismo,idalização da mulher,solidão,morte,tristeza e subjetivismo.Principais poetas foram:Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela.
3ª Geração:nomeada de Condoreira ou Social,cuja tinha predominação de um certo caráter político com sentimentos abolicionistas e liberais.Poetas principais foram:Castro Alves, Sousândrade, Tobias Barreto.

1881-  Após a publicação de o Mulato e Memórias póstumas de Brás Cubas, é inaugurado um novo estilo de época: o Realismo/Naturalismo. Esse fato marca o fim do Romantismo no Brasil e ocorre formalmente a passagem para o período realista.

Valeska e Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário