segunda-feira, 11 de junho de 2012

Análise do poema: “Idéias íntimas”

O poema fala com grandeza de detalhes o que passa na cabeça de Alvares, suas idéias íntimas, como diz o título. Ele fala que está triste, por isso vive fumando, então reúne varias pessoas, e começa a falar de alguns poetas românticos que estão la, como se fossem íntimos, dizendo suas características e suas obras, como: Alfred de Musset, Victor Hugo, Lamennais.
Depois disso, ele fala um pouco sobre as mulheres e o que ele sentia por elas, é perceptível que ele tem uma grande atração por seios, pois fala muito nos mesmos. Ele se apaixona por uma das mulheres que ele fala, e a descreve seminua, abatida, e com a mão no seio, porém era só um sonho essa mulher, então para esquece-la, ele "afoga" sua tristeza em licor, fumo e leitura.
Alvares também fala de uma fotografia dos seus pais, e diz que se morresse, queria ser enterrado com aquelas fotos, pois será, segundo ele, mais doce dormir na noite escura, com aquelas imagens puras no peito. Alem da imagem de uma mulher, que por algum motivo ele não tinha essa foto, e por isso ele bebe e fuma mais.

Victor e Ana Beatriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário